2023

ANDERSON MADSON OLIVEIRA MAIA

Práticas Pedagógicas Docentes de Matemática: relações com o ensino e aprendizagem no ensino médio regular de Belém do Pará

Orientador(a): Leila do Socorro Rodrigues Feio

 

ANDRE FLAVIO GONCALVES SILVA

Folhetos de Cordel no Ensino de Física: um estudo de caso em escolas dos municípios de Paulo Ramos e São Luís Gonzaga do Maranhão

Orientador(a): Marco Antônio Moreira

 

ANTONIA EDNA SILVA DOS SANTOS

A Modelagem Matemática em Diálogos com a Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria dos Campos Conceituais

Orientador(a): Francisco Hermes Santos da Silva

 

CAROLINA PEREIRA ARANHA

e-Maranhão-Nados na Rede – vivências cyberformativas em educação campo

Orientador(a): Andreia Dalcin

 

FRANCISCA KEILA DE FREITAS AMOEDO

Por uma Pedagogia Surda: narrativas de licenciandos surdos da área das ciências naturais-química

Orientador(a): Tânia Maria de Lima

 

FRANCISCO PESSOA DE PAIVA JUNIOR

A Educação Matemática no PROEJA: da concepção à sala de aula

Orientador(a): Erasmo Borges de Souza Filho

 

GILDEMBERG DA CUNHA SILVA

A Formação do Professor de Matemática e a Proposta Matemática, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (MTSA) - uma investigação crítica

Orientador(a): Lizete Maria Orquiza de Carvalho

 

JANETE APARECIDA KLEIN

Relações entre as Crenças de Autoeficiência Docente de Licenciandos em Matemática, suas Fontes e Conhecimentos Pedagógicos da Prática Docente no Contexto do Estágio Supervisionado

Orientador(a): Nelson Antônio Pirola

 

JESSICA GOMES DOS SANTOS ASSENCIO

Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador(a): Adelo Carvalho da Silva

 

JOSANE DO NASCIMENTO FERREIRA CUNHA

Internacionalização do Ensino Superior e os Formadores de Professores de Química

Orientador(a): Irene Cristina de Mello

 

JOSE FERNANDES TORRES DA CUNHA

Licenciatura Híbrida em Matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais?

Orientador(a): Marcelo de Carvalho Borba

 

JOYCE MELO MESQUITA

Autoria Reflexiva Coletiva: reconstrução do conhecimento químico escolar e autonomia emancipatória de professores de química

Orientador(a): France Fraiha Martins

 

POLYANNA POSSANI DA COSTA PETRY

A Matemática em Projetos de Modelagem Matemática: contribuições para licenciandos em matemática

Orientador(a): Katia Maria de Medeiros

 

MARCIA CRISTINA GONCALVES GOMES

A Prática como Componente Curricular nas Licenciaturas em Matemática do Tocantins

Orientador(a): José Ricardo e Souza Mafra

 

MARCIA VALERIA MELO E SILVA

O Design Pedagógico de Cursos de Pedagogia em EAD de São Luís – MA: análise do processo formativo do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Orientador(a): Anna Regina Lanner de Moura

 

MORANE ALMEIDA DE OLIVEIRA

Abordagem Fenomenológica no Estudo do Significado e da Significação da Matemática para os Estudantes dos Cursos de Licenciatura

Orientador(a): José Vicente de Souza Aguiar

 

RAFAEL ALBERTO VITAL PINTO

Saberes Docecntes Constituídos Mediados Pelas Tecnologias Digitais (TD): desafios docentes de ciências e matemática em tempo da pandemia da covid-19

Orientador(a): Débora Erileia Pedrotti Mansilla

 

RUDINEI ALVES DOS SANTOS

O modelo de Van Hiele e a Teoria dos Campos Conceituais: complementaridade na conceitualização de prisma e pirâmide

Orientador(a): Francisco Hermes Santos da Silva

 

SIRLIANE DA COSTA VIANA

Biografia Educativa em Processos (Auto) Formativos para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Belém

Orientador(a): France Fraiha Martins

2022

ADAUTO NUNES DA CUNHA

Os Jogos de Persuasão de Conceitos Matemáticos: um olhar a partir da filosofia da linguagem de wittgenstein

Orientador(a): Anna Regina Lanner de Moura

 

ADELMAR BARROS PEREIRA

Caracterização da Aritmética Como Saber Profissional do Professor de Jovens e Adultos do Movimento de Educação de Base (1961-1966)

Orientador(a): Neuza Bertoni Pinto 

 

ALEXANDRE NEVES FRANCO

O Novo Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e suas relações com a educação CTS e com o ensino de biologia

Orientador(a): Cleusa Suzana Oliveira de Araújo

 

ALINE DA SILVA LIMA

Saberes Interculturais na Formação de Professores Indígenas que Ensinam Matemática – uma experiência de partilha no estágio supervisionado

Orientador(a): Iran Abreu Mendes

 

ANA ACACIA PEREIRA VALENTE

Mobilização de Saberes Docentes dos (as) Professores (as) de Matemática que Participaram do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/AM

Orientador(a): Gilberto Francisco Alves de Melo

 

CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUSMAO

O Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: entre as vozes e vivências de professores das escolas públicas do município de Cáceres, MT Cáceres, MT 2022

Orientador(a): Patrícia Macêdo de Castro

 

DARLANE CRISTINA MACIEL SARAIVA

Etnomatemática da Educação Escolar Indígena: a mobilização entre saberes profissional tecnológica para a etnia Satere Mawe

Orientador(a): José Roberto Linhares de Matos

 

EVERTON MELO DE MELO

TAMÃKÃYÃ: um local  de fronteiras entre matemáticas culturalmente constituídas

Orientador(a): José Roberto Linhares de Mattos

 

HAMILTON CUNHA DE CARVALHO

Clube de Matemática de Aprendizagem Docente na Formação Inicial de Professores

Orientador(a): Evandro Luiz Ghedni

 

JOSÉ DE ALCANTARA FILHO

Desenvolvimento de Materiais Potencialmente Significativos a partir Matemáticos de Sólidos Geométricos

Orientador(a): Maria de Fátima Vilhena da Silva

 

JUSIANY PEREIRA DA CUNHA DOS SANTOS

Relações entre de Ciências e Matemática e MINORIAS Sociais na Amazônia: contribuições dos egressos da terceira turma da REAMEC

Orientador(a): Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines

 

KAREM KEYTH DE OLIVEIRA MARINHO

Um Olhar Inclusivo Sobre as Pesquisas Realizadas em Contexto de Laboratório de Educação Matemática: um estado do conhecimento de teses e dissertações brasileiras

Orientador(a): Elielson Ribeiro de Sales

 

KELLY ALMEIDA DE OLIVEIRA

A Docência entre “Corpo”, o “Cacete” e o “Machado”: cosmo perceber saberes com quebradeiras de coco babaçu em processos de ensino e aprendizagens

Orientador(a): Idemar Vizolli

 

KENYA MARIA VIEIRA LOPES

Percurso Formativo e Profissional de Docentes Licenciados em Matemática Pelo Instituto Feeral de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantis – INFTO

Orientador(a): Marta Maria Darsie

 

MAILDSON ARAUJO FONSECA

O Ensino de Ciências na Natureza e a Inclusão de Aluno com TEA: interações possíveis e necessárias com a sala de recursos multifuncionais

Orientador(a): Edna Lopes Hardoim

 

MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ

Transformações nos Saberes Profissionais para Ensinar Aritmética na Escola Normal de São Luís-MA (1890 a 1952)

Orientador(a): Neuza Bertoni Pinto

 

PATRIK MARQUES DOS SANTOS

Estruturação Interativa da Avaliação da Aprendizagem Assistida Pelas Tecnologias Digitais

Orientador(a): Yuri Exposito Nicot

 

PAULO JOSÉ DOS SANTOS PEREIRA

As Disciplinas Pedagógicas de Práticas de Ensino no Curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, no Período de 19662 a 1992, como Constituintes de um Saber Específico da docência – uma matemática para ensinar

Orientar: Wagner Rodrigues Valente 

 

ROGÉRIO JACINTO DE MORAES JÚNIOR

Elementos do Saber Profissional na Formação do Professor de Matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995) Manaus

Orientador(a): Wagner Rodrigues Valente 

 

SEBASTIAO RODRIGUES MOURA

Experiências em Física em Contexto Pandêmico: entre dimensões narrativas de autoformação docente e de alfabetização científica e tecnológica dos estudantes

Orientador(a): Therezinha Valim Oliver Gonçalves

 

SEVERINA COELHO DA SILVA CANTANHEDE

Elementos Básicos para uma Proposta CTSA Fundamentada nos Pressupostos de Freire e Morin para Alfabetização Científica e Tecnológica de Estudantes do Curso de Licenciatura em Química

Orientador(a): Ivanise Maria Rizzatti 

 

STELA SILVA LIMA

Conhecimento Especializado de Professores de Física: configurando os possíveis domínios deste conhecimento

Orientador(a): Marta Maria Darsie

 

UIARA MENDES FERRAZ DE PINHO

Narrativas, Experiências e Singularidades de Docentes que Formam Doutores Para a área de Educação em Ciências e Matemática na Amazônia.

Orientador(a): Attico Inacio Chassot

 

VIRGILIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO

Processo Formativo de Egressos do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Reamec – autoavaliação do programa com a segunda turma (2013)

Orientador(a): Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martins

 

YACHIKO NASCIMENTO WAKIYAMA

Formação de Habilidades em Modelagem Matemática Fundamentada no Sistema Didático Galperin, Talízina, Majmutov para Licenciados em Matemática

Orientador(a): Hector José Garcia Mendoza

2021

CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO

Indicadores Qualitativos na Escolarização de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Contexto da Educação Inclusiva

Orientador(a): Edna Lopes Hardoim

 

ÉRICA PATRICIA NAVARRO

Epistemologias do Ser-Estar Professor de Matemática do Curso de Pedagogia de Rondônia: realidades, desafios e possibilidades explicativas em um simpósio temático imaginado

Orientador(a): Iran Abreu Mendes

 

FÁBIO SOARES PEREIRA

O Pescar de Martins-Formadores: narrativas sobre o ensino de física no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Acre

Orientador(a): Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

FERNANDO ANTONIO OLIVEIRA COELHO

O Ensino de Ciências com Agroecologia em Uma Abordagem Interdisciplinar

Orientador(a): Maria de Fátima Vilhena da Silva

 

DAILSON EVANGELISTA COSTA

O Processo de Construção de Sequência Didática Investigativa na Formação Inicial do Professor de Matemática: mobilizando conhecimentos profissionais para a docência na educação básica

Orientador(a): Tadeu Oliver Gonçalvez

 

DIANA COSTA DINIZ

A Formação de Professores para o Ensino de Ciências da Natureza e Matemática em Escolas no Campo: reflexões a partir da experiência do curso de licenciatura em educação do campo da UFMA

Orientador(a): Evandro Luiz Ghedin

 

ELEONORA CELLI ARENARE SANTIAGO

Bases Teóricas e Metodológicas adotadas por Professores de Química Apresentadas em Pesquisas de Ensino de Química para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual

Orientador(a): Gerson de Souza Mol

 

EVERTON SOARES CANGUSSU

Provas Matemáticas no Ensino: uma questão de lógica texto

Orientador(a): Iran Abreu Mendes

 

HILEIA MONTEIRO MACIEL CABRAL

O Papel dos Espaços Educativos na Formação Inicial de Professores de Ciências/Biologia: um olhar sobre o estágio supervisionado

Orientador(a): Patrícia Macêdo de Castro

 

LÚCIA HELENA SOARES DE OLIVEIRA

Saberes Tradicionais Indígenas da Comunidade Nova Esperança para a Aprendizagem em Ciências da Natureza no Ensino Fundamental

Orientador(a): Josefina Diosdada Barrera Kalhil

 

MAURO GUTERRES BARBOSA

Identidade Profissional de Educadores Matemáticos Formadores de Professores que Ensinam Matemática: sobre a relação com o saber e o aprender

Orientador(a): Tadeu Oliver Gonçalves

 

MONICA SUELEN FERREIRA DE MORAES

Processos de Superação dos Obstáculos Epistemológicos na História do Conceito de Limite de Função: potencialidades conceituais e didáticas para a formação de professores de matemática

Orientador(a): Iran Abreu Mendes

 

NARALINA VIANA SOARES DA SILVA

Contribuições do Sistema Didático Galperin, Talízina e Majmutov para Formação da Habilidade de Resolver Problemas Discentes em Cálculo Diferencial e Integral em Estudantes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco

Orientador(a): Hector José Garcia Mendoza

 

ROGÉRIO DOS SANTOS CARNEIRO

Uma Aritmética para Ensinar em Manaus de Didática da Matemática Pulicados no Brasil (1930-1960)

Orientador(a): Neuza Bertoni Pinto

 

WILSON MONTEIRO DE ALBUQUERQUE MARANHAO

Praxxeologias da Educação Estatística na Formação de Professores dos Anos Inicias: o caso do pensamento transnumerativo

Orientador(a): José Messildo Viana Nunes