Doutorado Acadêmico 

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Bases Epistemológicas para Ensino de Ciências e Matemática – Polos: UFPA, UEA, UFMT (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Questões relativas ao problema do conhecimento: possibilidade, origem, essência, critério de verdade. As relações sujeito, objeto e conhecimento nas perspectivas racionalista, empírica e dialética. O debate internalismo-externalismo. As limitações e análises epistemológicas posteriores do empirismo-lógico. Rupturas e Obstáculos Epistemológicos. As Revoluções Científicas: Paradigmas e Ciência Normal. Refutações e Falseabilidade. As argumentações contra o método. Abordagem das condições sociais e teóricas que propiciaram a emergência da Ciência Moderna, enfocando os pressupostos, objetivos e metodologias que a caracterizam. Análise das evidências de crise da modernidade e suas implicações no processo de produção do conhecimento científico especialmente em educação, e na proposição de novas bases epistemológicas para a ciência e para a pesquisa em ensino de ciências. Problemas de pesquisa em ensino de ciências e seus enfrentamentos a partir de referências epistemológicas.

 

Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática – Polos: UFPA, UEA, UFMT (8 créditos, 120 horas)

Ementa: O significado da Ciência, seus pressupostos, métodos, resultados, a partir das diferentes perspectivas e de matrizes consideradas clássicas, bem como os limites e possibilidades destas configurações para a pesquisa na Educação. Metodologia quantitativa e tratamento estatístico dos dados. A dimensão ética da pesquisa qualitativa; Tipos e características da pesquisa qualitativa; O planejamento da pesquisa qualitativa; Técnicas de coleta e tratamento de dados qualitativos.



Linha de Pesquisa 1 - Fundamentos e Metodologia para a Educação em Ciências e Matemática

Formação de Professores: Tendências e abordagens – Polo UFPA, UFMT, UEA (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Teorias e prática na formação docente. A prática como instância epistemológica da construção de conhecimentos para a docência. Eixos temáticos relacionados à formação docente: saberes, valores e crenças profissionais, conhecimentos profissionais, desenvolvimento profissional, perfil para docência, profissionalização docente, aprendizagem para a docência, prática pedagógica no cotidiano escolar.

 

Pesquisa em Formação de Professores em Ciências e Matemática – Polos: UFPA, UEA, UFMT (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Análise crítica dos referenciais teóricos e metodológicos predominantes na pesquisa em formação docente. Tendências e inovações de pesquisa em formação de professores para as Ciências e de Matemática; Pesquisas em formação inicial e continuada de professores de ciências e Matemática. Abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa de pesquisa em Ciências e Matemática e implicações metodológicas e suas contribuições para a pesquisa.



Linha de Pesquisa 2 - Fundamentos de Professores para a Educação em Ciências e Matemática

Fundamentos, Tendências Pedagógicas e Metodológicas para o Ensino Ciências e Matemática – Polos: UEA, UFPA, UFMT (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Fundamentos e tendências pedagógicas que sustentam os processos de ensino e de aprendizagem de ciências e de matemática na contemporaneidade. A análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a algumas das concepções atuais acerca do Ensino e da aprendizagem de Ciências e Matemática; A relação teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem das ciências. A didática para o ensino de ciências e matemática; Metodologias alternativas para o trabalho com ciências e matemática na escola; Pressupostos teóricos e sua importância para a compreensão e reformulação da prática pedagógica e da reelaboração da teoria. A prática como instância epistemológica da construção de conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem.

 

Tendência e Abordagens de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática – Polos: UEA, UFPA, UFMT (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Atualidades de pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática: contextualização social, história e epistemológica. Metodologias de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, transposição didática, tendências atuais de ensino (etnociências; etnomatemática; modelagem; pesquisa no ensino; relações CTSA). Aspectos relevantes no ensino de Ciências (conhecimento cotidiano e conhecimento formal, o lúdico, conhecimento e experiências prévias do aprendiz, uso da História da Ciência no ensino). Análise de Propostas Curriculares e livros didáticos. Análise do papel da divulgação científica como instrumento didático. 



2. Disciplinas optativas

 

Abordagens Qualitativa da Pesquisa em Educação em Ciências (6 créditos, 90 horas)

Ementa: A metodologia qualitativa. A metodologia da pesquisa em Ciências; paradigmas clássicos: metodologia das ciências naturais, enfatizando observações empíricas quantificáveis e adequadas para tratamentos estatísticos e a metodologia derivada da área humanística com ênfase em informações holísticas e qualitativas e em abordagens interpretativas. O conceito de pesquisa qualitativa ao qual estão associados atributos como interpretativa, holística, naturalista, participativa, interacionista simbólica, construtivista, etnográfica, fenomenológica e antropológica. A pesquisa em educação em ciências como a produção de conhecimentos resultante da busca de respostas a perguntas sobre ensino, aprendizagem, currículo e contexto educativo em ciências, dentro de um quadro epistemológico, teórico e metodológico consistente e coerente.

 

Afetividade e Construção de Conhecimentos Científicos (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Conceitos básicos da perspectiva histórico-cultural. Pensamento e Linguagem. Significado e Sentido. Sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo. Subjetividade, cultura e ética. Afetividade e motivação para aprender ciências.

 

Aprendizagem para a Docência e Conhecimentos Profissionais para a Docência em Ciência e Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O currículo da formação inicial de professores. Aprendizagem da docência. Conhecimentos profissionais para a docência. Aspectos do perfil docente. Pesquisas no campo da formação de professores de Ciências e Matemática e conhecimentos para a docência.

 

Avaliação da Aprendizagem de Ciências e Matemática: Teorias e Práticas Avaliativas (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Percurso da avaliação no ensino-aprendizagem de ciências e matemática; concepções de avaliação respaldas pelo velho modelo de ensino (empirista e racionalista) e do novo modelo de ensino (construtivista); avaliação e exclusão x inclusão escolar; avaliação emancipação x subordinação; o tratamento dado pelo professor a erro no processo de aprendizagem; instrumentos de avaliação, registro avaliados.

 

Conteúdos Curriculares de Biologia no Ensino Médio (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Princípios teóricos para o ensino de Biologia: enfoque histórico-sociológico, enfoque evolutivo, enfoque ambiental; Princípios metodológicos para o ensino dos conteúdos de Biologia: contextualização, problematização, sistematização, interdisciplinaridade, transversalidade, dialogicidade, pesquisa como princípio educativo. Propostas curriculares para o ensino de Biologia: análise crítica segundo fundamentos teóricos e princípios metodológicos da área. Mapeamento de conceitos básicos da Biologia atual, adequação de linguagem e de conteúdo para o ensino médio.

 

Conteúdos Curriculares de Física no Ensino Médio (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Proposta de Ensino-Aprendizagem do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio – PCNEM. Tópicos de Física Clássica: Mecânica dos sólidos e dos fluídos; Termodinâmica; Física Óptica; Eletromagnetismo. A exploração da Física Clássica deve considerar a evolução do pensamento científico, principalmente as suas evoluções conceituais, abrangendo sua historicidade e suas bases epistemológicas.

Conteúdos Curriculares de Matemática no Ensino Médio (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Fundamentos teóricos dos Parâmetros Curriculares de Matemática para o ensino médio. As questões do conteúdo e as questões metodológicas: contextualização, interdisciplinaridade, contrato didático, transposição didática, as questões do cotidiano, a etnomatemática, a modelagem de matemática e a resolução de problemas matemáticos. A Matemática e a construção da cidadania. Uso de tecnologias na Educação Matemática.

 

Conteúdos Curriculares de Química no Ensino Médio (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Princípios metodológicos para o ensino dos conteúdos de Química no ensino médio: contextualização, problematização, sistematização, interdisciplinaridade, transversalidade, dialogicidade, pesquisa como princípio educativo. Propostas curriculares para o ensino de Química: análise crítica segundo fundamentos teóricos e princípios metodológicos da área. Mapas conceituais de conteúdos básicos da Química, adequação de linguagem e de conteúdo para o ensino médio.

 

Cognição e Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O desenvolvimento cognitivo na perspectiva da Epistemologia Genética. Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. A construção do pensamento lógico-matemático; psicogênese e história dos conceitos matemáticos. Compreensão e memorização. Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios. O desenvolvimento cognitivo na perspectiva da teoria sociocultural. A formação de conceitos.

 

Currículo de Ciências: Influências das Teorias de Aprendizagens (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Estudo de relações entre as principais teorias de aprendizagem e as mudanças historicamente introduzidas nos currículos de ciências. Tendências Pedagógicas e concepções de currículo para o ensino de ciências. Perspectivas teóricas e práticas na formação curricular. 

 

Discursos Plurais na Sala de Aula: As Interfaces da Linguagem Verbo-Visual (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Problemas teóricos e procedimentos analíticos serão abordados em referência a textos e imagens midiáticas de um modo geral e, em particular, o seu uso na sala de aula no campo da matemática e da cultura, explorando seus regimes de visibilidade, e os tipos de estrutura contratual, manipulatória, modal e valorativa que se instauram em seus discursos, considerando a hibridização das linguagens e seus efeitos.

 

Educação Ambiental Patrimonial (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Discutir os objetivos e princípios determinados na política da educação ambiental estabelecendo uma articulação com os conceitos de educação patrimonial. Os saberes formais e o senso comum são abordados como conteúdos inter-relacionados aos problemas de ordem socioambientais, e às questões histórico-culturais, rompendo com conceitos estanques. Apontar possibilidades de desenvolvimento de novas metodologias educativas a nível formal e não formal.

 

Educação Ambiental e Práticas Docentes (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Indicativos internacionais, nacionais e locais para a Educação Ambiental (EA); os marcos teóricos de uma Educação Ambiental ética, interdisciplinar e transversal; a biodiversidade socioambiental; a visão de transversalidade e o lugar do educador ambiental no contexto de uma educação pós-moderna. A Educação Ambiental nos currículos escolares; Atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental; Educação ambiental e formação de problemas.

 

Educação em Ciência, Tecnologia e Cidadania (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O conhecimento científico para a formação do cidadão crítico, tendo como ponto de partida questões socioambientais e conhecimentos científicos; Alfabetização técnico-científica; a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensino de ciências; Pressupostos teóricos da abordagem (C.T.S) Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação brasileira; Relação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente como conteúdo da aprendizagem para a docência; Relações entre o Ensino de Ciências em tempos pós-modernos e a formação para a cidadania.

 

Ensino, Aprendizagem e Conhecimento Científico (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Análise de processos de ensino-aprendizagem de conhecimentos de Ciências e Matemáticas à luz das teorias interacionistas de Piaget, Vigotsky, Ausubel visando a formação do pensamento teórico e subsídios para o desenvolvimento fundamentado dos projetos de investigação dos doutorandos.

 

Epistemologia da matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Estudar e discutir tópicos do conhecimento matemático da Modernidade abordando o caráter histórico, epistemológico e possíveis relações com a estrutura do conhecimento e aplicações a outras ciências. Os tópicos sugeridos envolvem, por exemplo, a área de: Cálculo Diferencial e Integral, Geometrias (euclidiana e não-euclidiana), Topologia Experimental, matemáticos e suas produções (estudo de casos) dentre outros.

 

Etnobiologia e o Ensino de Ciências (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O branco, o negro e o índio: as etnias, o povo brasileiro e o percurso nos ambientes. As contribuições mais contemporâneas de outras etnias. O ser humano no tempo e no espaço: o processo histórico. Etnobiologia: suas divisões e enfoques. Histórico. A prática etnobiológica em comunidades humanas: a necessária interconectividade das Ciências. O universo ambiental na percepção de grupos sociais. Revelações do saber e do fazer nas atividades humanas de comunidades tradicionais e contemporâneas. A pesquisa em etnobiologia e ensino de ciências: o protocolo desde a coleta de dados até a efetiva publicação. Métodos e técnicas. O estado de arte da etnobiologia no contexto mato-grossense. Etnobiologia, ensino de Ciências e possibilidades de ações no contexto escolar formal.

 

Física e Ciências: Relações de Pesquisa e Ensino (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Três ideias básicas da Didática para o Ensino das ciências contemporâneas. Enfoque de aprendizagem baseado na resolução de problemas e experimentos. Questões gerais da metodologia para a utilização do computador no processo de Ensino-Aprendizagem das ciências. 

 

Física, Sociedade e Tecnologia (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Princípios e conceitos físicos envolvidos em diversos processos tecnológicos presentes em nossas atividades diárias; relações entre o saber físico e o seu poder de transformação da sociedade.

 

Formação Inicial de Professores de Ciências e Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: A gênese da profissão docente; construção da profissionalização docente; a formação de professores de ciências e de matemática no Brasil; a reforma da educação superior e as atuais políticas de formação de professores; as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação de professores e suas implicações nos cursos de licenciatura; a realidade educacional da Amazônia e os desafios para a formação docente.

 

Formação de Professores: Pesquisas e Práticas (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Processos de pesquisa sobre formação e práxis docente no contexto amazônico; Análise crítica dos referenciais teóricos e metodológicos predominantes na formação docente; Eixos temáticos relacionados à formação docente: saber docente, formação continuada e prática pedagógica no cotidiano escolar.

 

Formação do Professor Formador de Professores de Ciências (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Concepções de trabalho e de formação docente na educação superior. A reforma educacional brasileira e os desafios do trabalho docente na Educação Superior. A formação de professores de Ciências e Matemática dentro de uma nova cultura. Formador de professores como profissional da educação; aspectos do perfil para a docência nas Licenciaturas; Teorias, práticas e pesquisa na aprendizagem para a docência no ensino superior; O papel da pesquisa no desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Ciências e Matemática.

 

Fundamentos Histórico-Epistemológicos da Educação Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Visa abordar a Educação Matemática como campo de pesquisa, de ensino-aprendizagem e campo profissional, numa perspectiva histórica e epistemológica, tendo em vista as inter-relações entre ciência, conhecimento matemático e educação, nas suas interações com a sociedade. 

 

História em Ciências no Ensino de Ciências (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Abordagem histórica da produção de teorias científicas, buscando discutir limites e possibilidades de contribuição deste enfoque na construção escutar de conceitos científicos. 

 

História da Educação Matemática e a Formação do Professor de Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Enfoque em três aspectos: as bases teórico-metodológicas da pesquisa em história cultural da educação matemática; a trajetória histórica da educação matemática brasileira de acordo com as pesquisas atuais; as tendências e vertentes da pesquisa em história da educação matemática. Pretende-se que o participante do curso possa ter uma visão geral da recente área da história da educação matemática, bem como refletir sobre os ganhos que a produção desse saber pode dar à formação do professor de matemática.

 

História da Filosofia da Ciência e sua Contribuição para a Educação em Ciências (6 créditos, 90 horas)

Ementa: A história da Filosofia da Ciência e suas implicações para o ensino de ciências. A Filosofia da ciência nas abordagens científicas contemporâneas e sua repercussão no ensino de ciências. Os filósofos da ciência e sua relação com o ensino de ciências. Investigações teórico-conceituais sobre a relação entre história, filosofia e ensino de ciências. Os modelos pós-positivistas da racionalidade científica. Problemas contemporâneas acerca da natureza e o valor cognitivo das teorias científicas. 

 

História de Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Estudar e discutir a História da Educação Matemática, focando as práticas pedagógicas relacionando-as com o fazer pesquisa. Pretende destacar aspectos que caracterizaram as práticas, seus atores e simbolismos, tempo e espaços escolares. Fontes para o desenvolvimento de pesquisas em História da Educação Matemática: documento escrito, história oral e imagens.

 

Informática em Ciências e Matemática - Polo: UFMT, UFPA, UEA (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Informática no ensino de Ciências e Matemática. Estudo e análise de softwares educativos na área da matemática, com apresentação de proposta didática que contemple o uso de novas tecnologias na Educação, em especial no ensino de Ciências e Matemática. O uso do computador na educação no processo de ensino e aprendizagem; Os softwares educacionais: abordagens, exemplos e avaliação; Recursos da informática aplicados ao ensino: multimídia, jogos educativos informatizados e softwares educacionais.

 

Leitura, Escrita e Comunicação em Ciências e Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O conhecimento científico para a formação do cidadão crítico, tendo como ponto de partida questões sócio-ambientais e conhecimentos científicos; Alfabetização técnico-científica; a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensino de ciências; Pressupostos teóricos da abordagem (C.T.S) Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação brasileira; Relação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente como conteúdo da aprendizagem para a docência; Relações entre o Ensino de Ciências em tempos pós-modernos e a formação para a cidadania. Linguagem matemática e linguagem natural. Matemática e alfabetização. Linguagem matemática: leitura, interpretação, escrita e autoria. A demonstração, o cálculo e o algoritmo. Abstração e rigor. Intuição, lógica e linguagem. Pensamento formal, objetividade e subjetividade. As representações matemáticas: representações sociais e representações semióticas na interpretação da matemática. As matemáticas do homem e suas linguagens: linguagens e interculturalidade (o pensamento oriental x o pensamento ocidental).

 

Matemática e Linguagens (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Linguagem matemática e linguagem natural. Matemática e alfabetização. Linguagem matemática: leitura, interpretação, escrita e autoria. A demonstração, o cálculo e o algoritmo. Abstração e rigor. Intuição, lógica e linguagem. Pensamento formal, objetividade e subjetividade. As representações matemáticas: representações sociais e representações semióticas na interpretação da matemática. As matemáticas do homem e suas linguagens: linguagens e interculturalidade (o pensamento oriental x o pensamento ocidental).

 

Modelagem Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: A disciplina visa apresentar o processo de modelagem matemática como gerador de um ambiente de ensino-aprendizagem. No ambiente gerado, os conteúdos matemáticos emergem de forma natural tanto na abordagem dos problemas do cotidiano como nos problemas já formalizados em outras ciências. O processo permite também, trabalhar os conteúdos matemáticos sob diferentes perspectivas inclusive a sócio-crítica. A modelagem matemática estimula a prática da pesquisa em matemática articulada ao ensino.

 

O Currículo da Educação Básica do Ensino de Ciências Naturais e Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O conceito de Currículo. O currículo de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Escola, Currículo e ensino. Currículo e didática para o ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Visão Cultural do currículo de ciências. O tempo, espaço e currículo. Currículo para o Ensino Médio. Integração entre ciência, trabalho e cultura no currículo de Ensino Médio. Concepção de área no currículo de ciências, matemática e suas tecnologias. O currículo do ensino médio e profissional. O multiculturalismo no currículo da Educação Básica.

 

Pesquisa em Etnomatemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Pesquisa de Campo: etnografia, antropologia e aprendizagem; Pesquisa teórica: história da matemática acadêmica, história das etnomatemáticas, história das ideias, teoria do conhecimento, cognição, sociologia da educação e história da educação. Ações educativas: desenvolvimento curricular, formação de professores, produção de atividades e vídeos.

 

Políticas Curriculares para a Educação em Ciências e Educação Matemática (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Política de Currículo no mundo globalizado. A recontextualização por hibridismo. O foco da organização curricular. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das Ciências. As disciplinas na escola e na Ciência. Modalidades Clássicas de organização curricular. A atualidade do pensamento sobre integração curricular.



Psicologia e Currículo (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O conceito de Currículo. O currículo de Ciências e matemática no Ensino Fundamental. Escola, Currículo e ensino. Currículo e didática para o ensino de Ciências e Matemáticano Ensino Fundamental. Visão Cultural do currículo de ciências. O tempo, espaço e currículo. Estudo de relações entre as principais teorias de aprendizagem e as mudanças historicamente introduzidas nos currículos de ciências. Tendências Pedagógicas e Psicológicas e as concepções de currículo para o ensino de ciências. Perspectivas teóricas e práticas na formulação curricular.

 

Seminário de Pesquisa I – Formação de Professores para Educação em Ciências e Matemática (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Bases teóricas de sustentação das pesquisas, elaboração preliminar do projeto das teses de doutorando, apresentação de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos. 

 

Seminário de Pesquisa II – Formação de Professores para Educação em Ciências e Matemática (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Elaboração final do projeto da tese do doutorando, apresentação da metodologia adotada para a pesquisa e os dados já coletados e possíveis categorias de análise. 

 

Seminário de Pesquisa I – Funcionamentos e Metodologias para Educação em Ciências e Matemática (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Bases teóricas de sustentação das pesquisas, elaboração preliminar do projeto das teses de doutorando, apresentação de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos. 

 

Seminário de Pesquisa II – Funcionamentos e Metodologias para Educação em Ciências e Matemática (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Elaboração final do projeto da tese do doutorando, apresentação da metodologia adotada para a pesquisa e os dados já coletados e possíveis categorias de análise. 

 

Seminário de Pesquisa I – Formação Professores para Educação em Ciências e Matemática e Funcionamentos e Metodologias para Educação em Ciências e Matemática (120 créditos, 18000 horas)

Ementa: A finalidade do Seminário de Pesquisa é apoiar a elaboração da versão preliminar do projeto da tese de doutorado. Serão apresentados os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelos doutorandos da Linha. As bases teóricas de sustentação das pesquisas serão apresentadas neste Seminário I. Os trabalhos empreendidos pelo doutorando e seu orientador serão analisados pelos discentes e pelos docentes coordenadores da disciplina. A atribuição do conceito referente ao desempenho do doutorando é prerrogativa do orientador e isso será feito após a apresentação do projeto, em Ficha de Avaliação específica.

 

Tendência nas Investigação em Ciências: Pesquisas Quali e Quantitativas (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Elementos fundamentais da pesquisa cientifica: como encaminhar uma pesquisa, problema, hipótese, metodologia, análise de dados, etc. Tipos de pesquisa e metodologia. Pesquisa quantitativa, qualitativa, mista. Instrumentos e técnicas de pesquisa (questionários, observações, entrevistas, etc.). Contribuir no desenvolvimento das habilidades de pesquisa e capacitar aos alunos de maneira a adquirir os pressupostos necessários para elaborar trabalhos científicos, elevando o nível de atualização como uma necessidade do século XXI.

 

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática e Científica (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Estudo e análise de software educativo na área da matemática, com apresentação e proposta didática que contemple o uso da tecnologia informática no ensino e aprendizado da matemática escolar. Exploração das possibilidades da www no ensino e aprendizagem da matemática e na educação aberta a distância. Leitura de artigos de pesquisa na temática educação matemática e tecnologia informática. 

 

Tópicos Especiais de Biologia (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Estudos sistemáticos a serem propostos a partir dos projetos de pesquisa dos doutorandos, atendendo interesses específicos de temáticas de estudos após aprovação do projeto e plano do Colegiado do Programa. Oferecidas a partir do terceiro semestre do curso.

 

Tópicos de Física Moderna: Bases Epistemológicas para o Ensino de Física (6 créditos, 90 horas)

Ementa: A evolução dos conceitos de tempo, espaço e massa. A Radiação eletrodinâmica em Maxwell. A Relatividade Restrita de Einstein: relatividade galileana; experimentos de Michelson-Morley; as Transformações de Lorentz e Relatividade Restrita e aplicações. Noções de Relatividade Geral. Fundamentos da Mecânica Quântica: dualidade da matéria; princípio de incerteza de Heisenberg e Equação de Schrëdinger e aplicações.

 

Tópicos Especiais de Física (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Estudos sistemáticos a serem propostos a partir dos projetos de pesquisa dos doutorandos, atendendo interesses específicos de temáticas de estudos após aprovação do projeto e plano do Colegiado do Programa. Oferecidas a partir do terceiro semestre do curso.

 

Tópicos em Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos de Pesquisas em Educação em Ciências e Matemáticas (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Aproximar perspectivas epistemológicas e metodológicas de pesquisas em educação em ciências e matemáticas baseadas em fatos científicos fundamentados na Epistemologia fleckiana e fundamentos metodológicos da teoria da aprendizagem significativa.